
Serviços Engenharia Ambiental
LP - Licença Prévia
É concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade e aprova sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas fases seguintes de sua implantação.
LI - Licença Instalação
Autoriza a instalação do empreendimento ou da atividade, de acordo com as especificações constantes nos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e condicionantes.
LO - Licença de Operação
É concedida pelo órgão ambiental para autorizar a operação ou de comissionamento do empreendimento ou atividade, com o estabelecimento de condicionantes e a autorização para a execução de planos, programas e projetos de prevenção, mitigação, recuperação, restauração e compensação de impactos
EIA – Estudo de Impacto Ambiental
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos principais instrumentos utilizados para o planejamento ambiental, avaliação de impactos, delimitação de área de influência.
RIMA – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente
É o relatório que traz todas as conclusões apresentadas no EIA – Estudo de Impacto Ambiental. Geralmente, é elaborado de forma objetiva e possível de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, gráficos, ou seja, por todos os recursos de comunicação visual.
PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
É solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
LAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Visa um diagnóstico da situação ambiental da unidade avaliada e auxiliar o processo de tomada de decisões, trazendo planos de ações aos gestores para a mitigação dos impactos ambientais.
CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental
É um documento emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.
PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos sólidos
É um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada.
PGRCC - Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil
É um documento em que consta um conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.
Licenciamento Ambiental Federal (IBAMA)
O Licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente. O objetivo do licenciamento é a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Para isso, a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental.
Recuperação de áreas degradas
Remoção e destinação de solo, replantio de árvores, acompanhamento com laudos semestrais.